Inglez, Isabel Coelho de AboimCouto, Diogo da Silva2024-07-012024-07-012024-05-31http://hdl.handle.net/10400.8/9764As primeiras formas do cinema1 fizeram história e mudaram para sempre a perceção visual do seu espetador. Como este recebe, interpreta, responde às imagens e às suas associações simbólicas e conceptuais, foram processos que se estabeleceram, tornando progressivamente até à atualidade, o cinema numa ferramenta de manipulação do estado emocional do espectador. O presente relatório-tese tem como objetivo demonstrar como através da utilização das ‘ferramentas’ de storytelling o cinema consegue manipular/condicionar o estado emocional do seu espectador. Para proceder à sua demonstração, desenvolveu-se uma curta-metragem cinematográfica denominada “De Passagem”, onde domina primordialmente o tema da solidão. Assim, envoltos num ambiente encapsulado e solitário de uma viatura, utilizam-se as ‘ferramentas’: tema, narrativa, mise-en-scène, planos, ritmos, montagem, mas igualmente os elementos estilísticos da iluminação e sonorização para afetar e influenciar o estado emocional dos espetadores na reafirmação da solidão do personagem apresentado.porCinemaSolidãoManipulaçãoEstado EmocionalStorytellingCinema: Solidão e Manipulação - um estudo cinematográfico sobre a manipulação do estado emocional do espetador.master thesis203655354