Sousa, João Miguel Charrua deBernardo, Hermano Joaquim dos SantosRibeiro, Eliseu Manuel ArtilheiroMarques, Catarina de Jesus Antunes2021-03-302021-03-302021-02-04http://hdl.handle.net/10400.8/5572As instituições de ensino superior são responsáveis pela gestão e operação de um grande conjunto de edifícios, impondo-se a existência de condições ambientais adequadas, designadamente quanto à qualidade do ambiente interior. O presente relatório apresenta o estudo do desempenho do edifício D do Campus 2, do Politécnico de Leiria, para promoção da sua sustentabilidade e da melhoria da qualidade do ambiente interior. Para este propósito, realizou-se uma avaliação da satisfação do ocupante através da aplicação de questionários, de acordo com a metodologia BUS, foram efetuadas medições de alguns parâmetros indicadores da qualidade do ambiente interior, como a concentração interior de dióxido de carbono, a temperatura do ar interior e exterior, a humidade relativa e os níveis de iluminância. Paralelamente, foi ainda realizada a caraterização dos consumos energéticos do campus 2. Os resultados obtidos sugerem que a qualidade do ambiente interior do edifício nem sempre é a adequada, em que se verifica um aumento significativo da concentração dos parâmetros amostrados (dióxido de carbono, temperatura e humidade relativa do ar), e em que os níveis de iluminância nas salas são inferiores aos níveis recomendados, principalmente nos pontos de medição realizados junto à parede oposta aos vãos envidraçados. Os resultados dos questionários (n=539), demonstraram que os ocupantes consideram que existe desconforto térmico nomeadamente num dos períodos do ano (verão), e que isso tem uma influência negativa na sua produtividade. Constatou-se ainda que no ano de 2018 o consumo total de energia final foi de 4 495 452 kWh, com um maior consumo e concomitantemente com maiores encargos energéticos no período de inverno. A abordagem seguida contribuiu para identificar aspetos que funcionam bem, mas também aqueles que podem ser aprimorados, permitindo que os gestores e operadores dos edifícios retirem as conclusões pertinentes e tomem as ações necessárias para melhorar as condições dos ambientes interiores disponibilizados aos ocupantes, com um potencial considerável não calculado para economia de energia.porQualidade do ambiente interiorEficiência energéticaSustentabilidadeEdifício DIPLeiriaAvaliação do Desempenho de um Edifício Pedagógico do Ensino Superior para Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Ambiente Interiormaster thesis202688364