Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaVárzea, Sofia Filipe Gomes Matias2021-02-092021-02-092020-06-05http://hdl.handle.net/10400.8/5308O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. Na primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão fundamentada das práticas pedagógicas que realizei nos diferentes contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico), evidenciando as aprendizagens realizadas, as experiências mais significativas, as dificuldades e os desafios que surgiram. Na segunda parte é apresentado um ensaio investigativo realizado em contexto de 1.º Ciclo, com uma turma do 4.º ano de escolaridade, que incide na análise das estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos num contexto de jogo e movimento associados à matemática. O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com caráter descritivo e interpretativo, uma vez que pretendeu descrever e analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos na realização dos jogos. Os resultados obtidos revelam que as estratégias mais utilizadas pelos alunos foram o cálculo por ordens e o recurso mental ao algoritmo. O facto de as tarefas terem sido implementadas através do jogo estimulou os alunos para a aprendizagem matemática e permitiu um maior envolvimento e motivação por parte dos alunos.porAprendizagemcálculo mentalMatemáticaJogoRefletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando o desenvolvimento do cálculo mental através de jogos de movimentomaster thesis202627993