Sousa, Jenny GilBento, Idália Cristina Lopes2019-07-232019-07-232018-12-03http://hdl.handle.net/10400.8/4016As linguagens artísticas, enquanto instrumentos de metodologia interventiva, têm assumido um papel importante na resposta a problemáticas em contexto de exclusão social. Com efeito, as artes têm- se posicionado, cada vez mais, enquanto ferramentas de relevo no âmbito das ações terapêuticas, mas, no contexto concreto de intervenção em grupos terapêuticos, são poucas as investigações existentes. Assim, procurou-se com este estudo exploratório, de cariz qualitativo, conhecer a importância das linguagens artísticas em contextos de exclusão social, particularmente, as possibilidades de as expressões artísticas funcionarem enquanto instrumentos terapêuticos em pessoas socialmente excluídas e marginalizadas. Para dar resposta aos objetivos enunciados, foram realizadas cinco sessões práticas com o grupo terapêutico da instituição INPULSAR, onde as linguagens artísticas foram a principal ferramenta utilizada. Para além da conceção e da implementação das sessões de intervenção, a investigadora realizou ainda observação participante, com registos nos diários de bordo, entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos que participaram de livre e espontânea vontade nas sessões e entrevistas semiestruturadas aos três técnicos responsáveis por este mesmo grupo. O que descobrimos foi que as linguagens artísticas, enquanto ferramentas terapêuticas, permitem que as pessoas socialmente excluídas e marginalizadas revelem uma maior expressividade. Para além disso, foi possível verificar-se um envolvimento emocional, resultando daí o despertar da criatividade.porLinguagem artísticaAnimação artísticaAnimação terapêuticaExclusão socialCriatividadeReminiscência ArtísticaUm estudo exploratório em contexto de marginalização e exclusãomaster thesis202264882