Dias, Isabel SimõesAbreu, MariaFonseca, MartaCalado, MiguelMendes, Salomé2022-02-042022-02-042021Dias, M. I. P. S., Abreu, M. O. de J. A., Fonseca, M. S. A. da, Calado, M. Ângelo S. M., & Mendes, S. M. (2021). Qualidade de vida de estudantes do ensino superior (Leiria/Portugal). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(91), 416-422.1981-9900http://hdl.handle.net/10400.8/6597O conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.porQualidade de VidaEstudantesEnsino SuperiorQualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)journal article2022-02-03cv-prod-2697644