Capela, Carlos Alexandre BentoPinto, Francisco José de Oliveira Teixeira2018-03-152018-03-152013-12-23http://hdl.handle.net/10400.8/3124Nesta dissertação é realizado um estudo experimental sobre o desempenho mecânico do veículo Formula IPLeiria 001, através da análise da rigidez torsional do chassis, e da análise de um caso de estudo para aplicação de tubos, de compósito laminado, em chassis tubulares. É exposto o processo de concepção e desenvolvimento de um chassis para a competição Formula Student, assim como as principais variáveis a considerar aquando do seu dimensionamento. As cargas estáticas e dinâmicas aplicadas à estrutura são analisadas e definidas neste estudo. Foi desenvolvida e construída uma mestra para testes de rigidez torsional, tendo em consideração os tipos de testes que podem ser efectuados para o cálculo da rigidez torsional. Foram realizados quatro variáveis de testes, aplicando cargas incrementais à direita e à esquerda do chassis. Os resultados foram tratados, discutidos e comparados com os valores obtidos na análise de elementos finitos, efectuada também no decorrer deste estudo. Através da análise de elementos finitos foi efectuado um estudo teórico comparativo entre o comportamento mecânico de tubos em compósito laminado com diferentes tipos de empilhamento e um tubo em aço referente ao chassis.porFormula IPLeiriaRigidez torsionalChassisFormula studentAnálise de elementos finitosTubos compósito laminadoAvaliação do desempenho mecânico do veículo FIPL001master thesis201880857