Oliveira, Adriana José dePereira, Ana Maria RodriguesSanto, Pedro Manuel do EspíritoSantos, Sara Cristina Valente dos2023-12-112023-12-112023-03-23de Oliveira, A. J., Pereira, A. M. R., Augusto, L. P., do Espírito Santo, P. M., & dos Santos, S. C. V. (2023). A influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 47-56. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31420http://hdl.handle.net/10400.8/9059A competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.porComunicaçãoTurismoDestinos turísticosMotivaçõesTuristasA influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinosThe influence of tourists' motivations when visiting diferent destinations: evidence for destination communicationjournal articlehttps://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.314201645-9261