Pereira, Maria Cristina Queiroz Vaz2020-10-092020-10-092020-10-09http://hdl.handle.net/10400.8/5154Objetivo: Descrever de forma sintetizada as principais conclusões e sugestões das dissertações e teses sobre resiliência em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa realizada em outubro de 2017 no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), com a estratégia de pesquisa: resiliência E enfermagem, com critérios de inclusão dos documentos estarem disponíveis em acesso aberto e como critérios de exclusão os documentos serem relatórios de estágio. Resultados: Amostra constituída por 14 documentos (10 dissertações e 4 teses). A grande maioria dos estudos foram realizados no Brasil e debruçaram-se sobre a resiliência dos utentes/cuidadores. A educação em enfermagem adota um papel relevante na promoção da resiliência. As sugestões dos autores maioritariamente apelam à continuidade de investigações na área. Conclusões: Contributos para a investigação, formação e prática dos cuidados no campo da resiliência. Cuidar melhor implica educar para a resiliência em enfermagem.Objective: To describe in a summarized way the main conclusions and suggestions of the dissertations and theses on nursing resilience. Materials and methods: Research carried out on October, 2017 in the Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), with the research strategy: resiliência E enfermagem, with inclusion criteria of the documents being available in open access and as exclusion criteria the documents are internship reports. Results: Sample consisting of 14 documents (10 dissertations and 4 theses). The vast majority of studies were conducted in Brazil and focused on resilience of users / caregivers. Nursing education plays a relevant role in promoting resilience. The authors' suggestions mostly appeal to the continuity of investigations in the area. Conclusions: Contributions to research, training and practice of care in the field of resilience. Caring better implies educating for resilience in nursing.Objetivo: Describir de forma sintetizada las principales conclusiones y sugerencias de las disertaciones y tesis sobre resiliencia en enfermería. Métodos: Un estudio llevado a cabo el octubre de 2017 Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) con la estrategia de búsqueda: resiliência E enfermagem, con los documentos de criterios de inclusión están disponibles en acceso abierto y criterios de exclusión los documentos son informes de 3 prácticas. Resultados: Muestra constituida por 14 documentos (10 disertaciones y 4 tesis). La gran mayoría de los estudios se realizaron en Brasil y se centraron sobre la resiliencia de los usuarios / cuidadores. La educación en enfermería adopta un papel relevante en la promoción de la resiliencia. Las sugerencias de los autores mayoritariamente apelan a la continuidad de investigaciones en el área. Conclusiones: Contribuciones a la investigación, formación y práctica de los cuidados en el campo de la resiliencia. Cuidar mejor implica educar para la resiliencia en enfermería.porResiliênciaEnfermagemEducaçãoResilienceNursingEducationResilienciaEnfermeríaEducaciónResiliência em enfermagem: um olhar a partir de uma revisão de literaturaResilience in nursing: a look from a literature reviewResiliencia en enfermería: una mirada a partir de una revisión de literaturalearning object