Fonseca, Marta Sofia Abreu daCarreira, Adriana Maria Paulo2024-02-152024-02-152023-12-12http://hdl.handle.net/10400.8/9428O presente relatório intitulado “Acompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolar” insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. O estudo pretende entender de que forma é que o acompanhamento e o apoio individual diário de assistentes operacionais – auxiliares de ação educativa – contribuem para o desenvolvimento nas crianças com perturbação do espetro do autismo em educação pré-escolar, de acordo com a perceção dos educadores de infância, professores de educação especial e assistentes operacionais. Os objetivos do estudo são descrever as ações de assistentes operacionais para com as crianças com autismo em salas de educação pré-escolar, identificar a necessidade de assistentes operacionais no acompanhamento e apoio para com crianças com autismo em educação pré-escolar, analisar o contributo de assistentes operacionais no desenvolvimento das crianças com autismo em educação pré-escolar, de acordo com a perceção dos educadores de infância, professores de educação especial e assistentes operacionais e valorizar a função de assistente operacional no acompanhamento e apoio individual da criança com autismo em salas de educação pré-escolar. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem qualitativa, considerando-se um estudo de caso, em que se utilizou a pesquisa qualitativa e inquéritos por entrevista, mais especificamente, entrevistas semiestruturadas. A recolha de dados foi realizada em escolas de educação pré-escolar, ao pessoal docente e não docente, que se encontrava em interação com as crianças com perturbação do espetro do autismo, pertencentes a um agrupamento da Região Centro de Portugal. Os resultados do estudo demonstram que as assistentes operacionais - auxiliares de ação educativa -, realizam trabalho de acompanhamento e auxílio a todas as crianças numa vertente evolutiva da autonomia e independência das crianças. Quando têm o papel de assistente de acompanhamento e apoio individual a crianças com perturbação do espetro do autismo trabalham em parceria com os educadores de infância e o docente de educação especial. É analisado a necessidade destes profissionais na resposta às particularidades das crianças com autismo, principalmente quando pertencentes a grupos numerosos. Também se verificou que a presença deste profissional de apoio individual transmite segurança e confiança, é essencial em momentos do dia-a-dia, contribui na socialização e no auxílio em atividades externas. Os participantes do estudo demonstram relevância ao ter estes profissionais ao seu lado no trabalho de educação e intervenção com as crianças com perturbação do espetro doa autismo, destacando-se a importância de formação específica e perfil adequado.porAutismoEducação Pré-EscolarAcompanhamentoEducação EspecialAssistente OperacionalAcompanhamento e apoio individual diário em crianças com autismo na educação pré-escolarmaster thesis203531302