Santos, E.Oliveira, M. F.Tavares, F. O.2024-04-222024-04-222022-10Santos, Eulália & Oliveira, Margarida & Tavares, Fernando. (2022). "A Tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática". in Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social.978-989-8797-84-1http://hdl.handle.net/10400.8/9617As experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto, uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam, os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e o entusiasmo dos estudantes na Matemática.porProfessorEnsinoAprendizagemSoftwareTecnologiaGeoGebraA tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemáticabook part2024-04-22cv-prod-3953771