Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloSouza, Djair Rodrigues de2019-10-242019-10-242019-09-18http://hdl.handle.net/10400.8/4243Esta dissertação tem como tema a “leitura ouvida”, destacando uma de suas manifestações mais proeminentes: o sarau literário. A partir de uma experiência pessoal de atividade literária promovida durante uma greve de servidores públicos da Universidade Federal do Espírito Santo, ini cialmente procura se compreender, na trajetória histórica no Brasil, as múltiplas fa- cetas do sarau: o serão doméstico e as agremiações de Literatura dos tempos coloniais; o salão burguês no período do Império; a proliferação do sarau artístico ou beneficen te nas primeiras décadas da República. Procura depois refletir a utilização do sarau como método pedagógico sob a forma de Hora do Conto , as razões do insucesso das tentativas mentais de um programa escolar de formação de leitores, e finalmente o re ssurgimento dos saraus nas periferias das grandes cidades e em Vitória, Espírito Santo, sede da Universidade Federal. A ter como base a liberdade de ação, o sentimento de pertença e a irrupção da cida- dania, que caracterizam uma nova significação do sarau e da “leitura ouvida” nos dias atuais, apresenta se como corolário da investigação um plano de ação cultural, sob o título de Festi- valer , a ser desenvolvido na Biblioteca Central da mesma Universidade. Pelo mesmo se busca a valorização da “leitura ouvida” c omo difusora da Literatura entre os diversos extratos da comunidade universitária.porAção educativaBibliotecaBrasilLeitura ouvidaLiteraturaSarauA contemporaneidade do Sarau: A ''leitura ouvida'' no Brasil como instrumento de difusão da literaturamaster thesis202293335