Teixeira, SofiaMilhano, SandrinaLeão, Clara2024-11-212024-11-212024Emoções, artes e intervenção – abordagens colaborativas e participação em espaços educativoshttp://hdl.handle.net/10400.8/10257Este texto incide sobre os processos cíclicos de ação e investigação desenvolvidos no âmbito do projeto de intervenção e animação artísticas intitulado «Do Lapedo a Santa Eufémia». Caracteriza-se o projeto desenvolvido com as crian ças de um Jardim de Infância de Santa Eufémia, em Leiria, com a finalidade de reforçar o entrosamento entre os membros da comunidade e o reconhecimento do próprio património local. Reflete-se sobre os contributos das experiências criativas desenvolvidas a partir da imaginação e recriação de circunstâncias e momentos da vida do «Menino do Lapedo», nomeadamente nas aprendizagens identificadas junto das crianças, na valorização do património local pelas crianças e famílias e na aproximação e fortalecimento de laços entre a comunidade. As atividades refletiram temáticas tais como: Como vivia o Menino do Lapedo e como é que nós vivemos? Como é que ele brincava? Como brincam as crianças de hoje? A família na pré- -história e as famílias do «hoje» como são? E quais são as diferenças nas roupas? Como se faz e se fazia música? Destacam-se, ainda, evidências das práticas artísticas dinamizadas emergentes da aplicação do referencial da metodologia de trabalho por projeto em colaboração com as crianças e equipa do jardim de infância local.porPatrimónio LocalCulturaJardim de InfânciaComunidadeArtesEm torno do imaginário «Do Lapedo a Santa Eufémia» — experiências criativas com a comunidadebook part2024-11-15cv-prod-4170654