Santos, Helena2012-10-292012-10-292012-07http://hdl.handle.net/10400.8/630Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaA Internacionalização e Mobilidade constituem um dos eixos do Plano Estratégico do Instituo Politécnico de Leiria para 2014. Considerando a importância e pertinência do tema, atendendo às funções desenvolvidas como elo de ligação ao vetor da mobilidade com o Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional e no âmbito do mestrado em Marketing e Promoção Turística considera-se que o desenvolvimento de um projeto subordinado a este tema poderia constituir uma mais-valia para o IPLeiria, até porque a mobilidade internacional desempenha um papel fundamental no crescimento, académico, pessoal e cultural dos intervenientes no ensino superior. Verifica-se que o processo de comunicação interna tem alguns constrangimentos, provocando interrupções no fluir da informação e que consequentemente se refletem na comunicação externa com o público-alvo (utentes de programas de mobilidade e cooperação internacional). Contudo, este projeto, para além de apontar algumas propostas que melhorar os sistemas de comunicação interna e externa do processo internacionalização e mobilidade, principalmente ao nível dos seus procedimentos, pretende também realçar a importância do desenvolvimento de um trabalho de excelência com os diferentes utentes dos programas de mobilidade. Estes poderão tornar-se em advocates da instituição e da região em que está inserida. Para que tal suceda deverá ser criada uma superação das expetativas relacionadas com a satisfação da sua experiência, de modo a que imagem percebida da instituição, da região e do país possa ser recomendada e crie o desejo de repetição, mas de cariz turístico.porMobilidadeInternacionalizaçãoEnsino SuperiorAdvocatesPromoçãoMobilityInternationalisationHigher EducationPromotionMobilidade Internacional : uma questão de comunicaçãomaster thesis