Fortunato, Maria Albertina CarvalhoBarreiros, Carina Alexandra Santos2017-07-042017-07-042017-06-26http://hdl.handle.net/10400.8/2636O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.porEducação Pré-escolarDesenhoAprendizagemRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentosmaster thesis201710897