Rama, Samuel José TravassosFerreira, Rafaela Francisco2023-10-242023-10-242023-06-28http://hdl.handle.net/10400.8/8864O presente trabalho consiste numa pesquisa e reflexão sobre o corpo e a sua expressão, pormenorizando a experiência da dança e o gesto com a pintura e o desenho. Referindo-se sempre a uma prática do fazer que tem a sua génese no “movimento do corpo”. Os trabalhos plásticos, sejam estes vídeos, fotografias, desenhos ou pinturas, que serão aqui pensados, resultam da mesma atenção dedicada ao “corpo”. Para o desenvolvimento do mesmo propõe-se uma observação ao corpo de trabalho que têm sido desenvolvidos desde 2019, aprimorando assuntos recorrentes, como tais, o gesto do desenho como acontecimento, a superfície do trabalho como suporte que recebe incessantes investimentos e marcas da pele e do corpo e a materialidade testemunho da memória e do tempo. O foco assentar-se-á em trabalhos que guardam a imagem de uma ausência, a eternidade do instante como projeção para o advir. É ainda refletido o modo de fazer, que nasce da memória de algo que se perdeu e da aflição da sensação de que algo não lhe pertence. Desta forma esta tese aborda a prática artística e os seus objetos, pretendendo criar um “caminho” em que o leitor possa “viajar” por este processo de “estar em atelier” e percorrer os mesmos sítios de quem se move a “desenhar”.porCorpoGestoAcontecimentoForçaDançaPinturaDesenhoDança, Desenho e Pinturamaster thesis203372484