Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaPires, Fernando Alípio BrízioFerreira, Marco Paulo Soares2020-02-192020-02-192018-12-17http://hdl.handle.net/10400.8/4687Este relatório pretende apresentar fundamentalmente o trabalho prático deste projeto, as suas operações e percursos, e dar-lhe um breve enquadramento teórico. Esta é uma “investigação - ação” no âmbito disciplinar do Design do Produto, convocando várias disciplinas das humanidades - em particular a psicologia, a filosofia e a antropologia - para uma exploração prática de um “imaginário monstruoso”, ou bestiário em cerâmica, e um aprofundamento teórico do design sensorial. Partindo de competências na área da escultura e cerâmica, foi desenvolvido um design de auto-produção de peças em cerâmica, através de métodos artesanais. Este design explorou e influenciou-se no imaginário ancestral e fantástico presente no artesanato dos barristas de Barcelos, como é o caso de Rosa Ramalho e nas gárgulas ou quimeras da Idade Média. Isto com o intuito de criar objetos que potenciam e estimulam experiências sensoriais aos seus experimentadores. Portanto, com esta investigação pretende-se contribuir para a relevância do sensorial no design, através de uma experiência imaginativa (um bestiário). Deste modo, esta investigação terá como objetivos práticos e teóricos as seguintes alíneas: a) Explorar e aprofundar competências na área da escultura e da cerâmica, com o fim de criar objetos sensorialmente / visualmente apelativos. b) Aprofundar conhecimentos sobre design, relativamente no sentido sensorial. c) Aprofundar conhecimento acerca do imaginário dos monstros (bestiário). d) Recolher e atualizar referências sobre o imaginário dos monstros (bestiário).porDesignSensorialImaginárioHomemMonstrosImagináriomaster thesis202445682