Viana, Ana Sofia da CostaBento, Carla Isabel Santos de SousaLaia, Ana Cristina do Rosário Azevedo2024-07-082024-07-082024-05-24http://hdl.handle.net/10400.8/9819O setor do turismo e da hotelaria assumem uma importância económica significativa para o país. Portugal é um dos países da Europa considerado como tendo um potencial elevado neste setor, especialmente após a pandemia de Covid-19. Contudo, verifica-se uma competitividade crescente entre as empresas do setor hoteleiro, aliada a outros problemas atuais como a instabilidade política, a diminuição do poder de compra, etc. Assim, um dos grandes desafios por parte dos hotéis é a retenção de hóspedes. O presente relatório foi realizado num hotel de Charme em Porto de Mós, o Cooking and Nature Emotional Hotel, descreve a experiência de um estágio de 9 meses nesta organização e apresenta uma proposta de estratégia de Marketing Sensorial (aroma) para retenção de hóspedes. Este desafio é particularmente pertinente uma vez que está perfeitamente em consonância com o desafio, visão e objetivos da entidade de acolhimento. Adicionalmente, pretende-se conhecer a perceção dos clientes sobre o Marketing de Aromas. Da análise da literatura foi possível verificar que o marketing sensorial, quando bem aplicado, traz inúmeras vantagens para a marca. Portanto, espera-se que com esta estratégia o hotel possa aumentar a retenção e captação de hóspedes.The tourism and hospitality sector are of significant economic importance for the country. Portugal is one of the countries in Europe considered to have a high potential in this sector, especially after the Covid-19 pandemic. However, there is a growing competitiveness among companies in the hotel sector, together with other current problems such as political instability, decreased purchasing power, etc. Thus, one of the major challenges for the hotel industry is the retention of guests. This report was conducted in a small boutique hotel in Porto de Mós, the Cooking and Nature Emotional Hotel, and describes the 9 months internship experience in this organization; also, and in addition a proposal of sensory marketing strategy (aroma) for guest retention is presented which was found particularly pertinent as it is perfectly in accordance with the challenge, mission and purposes of this host unit. At the same time, it is intended to know the perception of customers about the Marketing of Aromas. From literature analysis it was possible to verify that sensory marketing, when properly applied, brings numerous advantages to the brand. Therefore, it is expected that with this strategy the hotel can increase the retention of new customers.porTurismoHotelariaMarketing sensorialMarketing de aromasRetenção de hóspedesCooking and Nature Emotional Hotel: Estratégia de Marketing Sensorial para retenção de Clientesmaster thesis203657950