Gomes, António Manuel Sucena SilveiraRibeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiquePina, Inês Pereira2022-08-222022-08-222022-07-11http://hdl.handle.net/10400.8/7560No presente trabalho, o design será encarado como instrumento de transformação social colocado ao serviço da inclusão. De modo a desenvolver este projeto, é utilizado como território de investigação a proposta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), mais concretamente os sistemas de competências e especialidades, como suporte de apoio à criação de um sistema identitário da comunidade LGBTQI+ no escotismo. O projeto apresentado consiste numa abordagem do design inspirado nos princípios do design justice que se traduz na criação de uma proposta de um sistema de competências denominado Inclusão e Diversidade LGBTQI+. Para a sua conceção pretende-se, com recurso ao design especulativo, criar uma realidade alternativa onde este sistema de competências faria parte da proposta educativa de uma associação escotista. O presente trabalho resulta assim num artefato gráfico constituído por sete insígnias, seis relacionadas com diferentes questões dentro da temática anteriormente referida, em conjunto com uma insígnia de mérito recebida após a obtenção das seis insígnias anteriores.porInclusãoDiversidadeLGBTQEscotismoDesign GráficoEspeculaçãoInsígniaO design enquanto instrumento de transformação social: Estudo de caso: sistema de insígnias de inspiração escotista como forma de inclusão e diversidade LGBTQI+master thesis203054628