Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsVicente, Rita Franco2024-08-282024-08-282024-07-02http://hdl.handle.net/10400.8/9941O presente relatório insere-se no plano de estudos do 6º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar realizado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), 2º ano, 3º semestre, do ano letivo de 2023/2024, no âmbito da unidade curricular Relatório Final de Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem de Cuidados de Saúde à Família em contexto de Unidade de Saúde Familiar (USF)/ Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP). O Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista n.º 140/2019 de 6 fevereiro de 2019 e o Regulamentos de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Saúde Familiar n.º 428/2018 de 16 de julho de 2018, ambos da Ordem dos Enfermeiros, serviram como principais guias orientadores para a realização do relatório. Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) constituem-se como a base do sistema de saúde português sendo, de acordo com o Plano Nacional de Saúde, evidenciado as intervenções de rede e um paradigma de cuidados centrados na família e no ciclo de vida. Desta forma, o foco da prática dos enfermeiros está direcionado para a família, enquanto unidade de cuidados (OE, 2015). A família assume um papel fundamental na vida de cada indivíduo nas diversas fases da vida, sendo a base nos momentos de crise, mudança, realização assim como na saúde e na doença. Nas USF’s, foi instituído o perfil profissional do enfermeiro de família, como elemento facilitador para desenvolver o modelo de trabalho em equipa, assumindo-se a necessidade de clarificação do papel profissional aos utentes e a outros parceiros profissionais. O enfermeiro de família, deve criar uma relação com o cidadão de forma a promover a confiança, que difunda a proximidade e continuidade de cuidados personalizados, sendo um dos principais gestores da sua situação de saúde e responsáveis pela mobilidade entre os vários serviços de saúde (Silva, Costa e Silva, 2013). Cuidar a família é um dos primordiais interesses da enfermagem, com ênfase nas relações e reciprocidade, sendo o processo de cuidados desenvolvido para promover a participação dos seus membros em todas as etapas. Tem como finalidade a capacitação da família a partir da maximização do seu potencial de saúde ajudando-a a ser proativa na consecução do seu projeto de saúde (Figueiredo, 2012). O ensino clínico teve como objetivos gerais: G1. Desenvolver competências de enfermagem especializada nos domínios de competências comuns do enfermeiro especialista; G2. Desenvolver competências específicas da enfermagem especializada na área de saúde familiar em diferentes contextos. Como objetivos específicos: E1. Executar processos de cuidados de enfermagem à família evidenciando um conhecimento avançado em referenciais teóricos de Enfermagem de Saúde Familiar; E2. Utilizar em contextos práticos os conhecimentos científicos adquiridos ao longo da formação, desenvolvendo padrões de prática baseada na evidência; E3. Analisar a prática de cuidados em contexto prático, tendo por base os conhecimentos teóricos e a capacidade crítico-reflexiva; E4. Refletir acerca das práticas realizadas e resultados obtidos, evidenciando capacidade crítica acerca do desempenho e das competências desenvolvidas; E5. Analisar o impacto da prática realizada em contexto de ensino clínico na aquisição e desenvolvimento de competências comuns de enfermagem especializada e competências específicas da Enfermagem em Saúde Familiar; E6. Redação de relatório de caráter crítico-reflexivo para os cuidados especializados em enfermagem de Saúde Familiar desenvolvidos em contexto clínico, que evidencie os resultados obtidos e a eficácia das intervenções realizadas na obtenção de ganhos em saúde; E7. Evidenciar o desenvolvimento de competências relacionadas com apresentação e divulgação de resultados de evidência científica. Como objetivos transversais: T1. Desenvolver competências de tomada de decisão e resolução de problemas complexos; T2. Desenvolver capacidade para refletir sobre a aplicação dos seus conhecimentos. Para uma melhor compreensão do presente relatório, o mesmo encontra-se estruturado em quatro partes: No primeiro capítulo é feito um enquadramento teórico da prática especializada em Enfermagem de Saúde Familiar que serviu de suporte ao desenvolvimento das atividades realizadas durante os Ensinos Clínicos (EC’s).No segundo capítulo é determinado o contexto da prática clínica especializada, no qual se efetua uma descrição do espaço onde este se desenvolveu, a USF Ouriceira e a análise do ficheiro de utentes da enfermeira orientadora. No terceiro capítulo é efetuada uma análise crítica e reflexiva das atividades e competências desenvolvidas durante os três EC, no âmbito das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar No último capítulo, na pesquisa da melhor evidência científica e no desenvolvimento da excelência da prática, é apresentada uma revisão sistemática da literatura sobre a temática “o papel do Enfermeiro de Família na prevenção do excesso de peso em crianças, que frequentam a consulta em Cuidados de Saúde Primários”, a sua concetualização teórica, seguindo-se da apresentação da metodologia usada, que inclui a definição da pergunta PICOD, e o protocolo de pesquisa, finalizando com uma análise crítica dos resultados obtidos/ evidências encontradas, no que respeita às intervenções do enfermeiro de família na prevenção do excesso de peso na criança, nos cuidados de saúde primários. Por fim, termino com uma breve conclusão, sobre a temática escolhida e todo o percurso que realizei ao longo do mestrado.porEnfermagem de Saúde FamiliarExcesso de pesoCriançasPrevençãoO PAPEL DO ENFERMEIRO DE FAMÍLIA NA PREVENÇÃO DO EXCESSO DE PESO EM CRIANÇAS, QUE FREQUENTAM A CONSULTA EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOSmaster thesis203685695