Magueta, Lúcia GraveMónico, Magali2016-05-032016-05-032015-05-26http://hdl.handle.net/10400.8/1779O presente relatório apresenta no primeiro capítulo uma componente de caráter reflexivo onde são retratadas as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos educativos distintos, sendo eles, a Creche, o Jardim de Infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 2.º ano de escolaridade e, por fim, numa turma do 4.º ano de escolaridade. No segundo capítulo é apresentada a investigação-ação desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, tendo como amostra 17 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O estudo realizado partiu de um problema identificado no início da prática pedagógica, tendo-se observado que os alunos manifestavam algumas dificuldades em executar ações que dependiam das suas capacidades ao nível da motricidade fina. Para atenuar estas dificuldades, colocou-se em prática uma sequência de experiências de aprendizagem, orientadas pela questão de partida “Em que medida as experiências com a linguagem plástica podem contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação-ação incluiu uma avaliação inicial (diagnóstico), a planificação e implementação de atividades da área de Expressão e Educação Plástica e uma avaliação final. A comparação entre os resultados obtidos nos dois momentos de avaliação – onde se aplicou a Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Neto (2002), nomeadamente o subteste relativo à Motricidade Fina – revela que os alunos que constituíram a amostra melhoraram as suas capacidades ao nível da motricidade fina.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloMotricidade finaRefletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade através de experiências com a linguagem plástica.master thesis201141787