Mendonça, Susana Maria SobralNascimento, Carla Ouro2022-09-072022-09-072022-06-06http://hdl.handle.net/10400.8/7619O avanço no conhecimento na Profissão de Enfermagem e as necessidades em saúde requerem que o Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica desenvolva uma prática baseada na evidência, orientada para os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, sendo também o líder ideal para projetos de formação, de assessoria e de investigação, de forma a desenvolver competências dentro da sua área de especialização. O presente relatório, apresenta de forma reflexiva e crítica, as intervenções de enfermagem em Ensinos clínicos, direcionadas para as necessidades da pessoa em situação crítica, num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos e numa Unidade de Hemodiálise. Perante estes contextos de intervenção optei por me guiar por duas Teorias de Enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, para o desenvolvimento do tema da comunicação no estudo de investigação realizado, e ainda como referência no estabelecer da relação terapêutica enfermeiro/pessoa/família. Das intervenções especializadas nestes contextos de aprendizagem, destaco o desenvolvimento da tomada de decisão, da liderança clínica, da capacidade de gestão dos cuidados altamente qualificados e da prática da enfermagem baseada na evidência. Assim, a componente de investigação, teve como objetivo desenvolver competências comunicacionais nos enfermeiros numa UCI. Os resultados da investigação mostraram que: os enfermeiros têm dificuldade na comunicação com a pessoa em situação crítica sob ventilação mecânica invasiva, e que apresentam necessidades formativas nesta área. A escassez de tempo, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades são aspetos apontados pelos enfermeiros como dificultadores para poderem comunicar com a pessoa de forma eficaz. Salientam como estratégias mais importantes para comunicar: falar de forma clara encarando a pessoa, demonstrar disponibilidade em comunicar e usar um tom de voz normal e frases curtas. A maioria dos enfermeiros assumiram que o livro de imagens é o mais adequado e facilitador da comunicação com a pessoa ventilada na UCI, tendo em conta a grande diversidade de métodos e instrumentos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que lhe foram apresentados. Em termos de conclusão, afirmamos que o desenvolvimento de competências nos ensinos clínicos e o trabalho de investigação permitiram o consolidar das competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica.porComunicaçãoUnidade de Cuidados Intensivos e Ventilação Mecânica InvasivaDesenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A comunicação com a pessoa ventilada numa Unidade de Cuidados Intensivosmaster thesis203057970