Milhano, Sandrina Diniz FernandesSilva, Nádia Lourenço2023-03-282023-03-282022-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/8293Este projeto surgiu da necessidade de auxiliar alunos de um grupo-turma na sua integração e inclusão, através da prática musical. Nesse sentido, ambicionamos perceber quais os contributos da prática musical na inclusão de alunos do 1.º CEB. Selecionou-se um grupo-turma de 18 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de uma escola de 1.º CEB do concelho de Santarém. O grupo-turma em questão enquadra-se visto ser um grupo de alunos com experiências e necessidades bastante distintas, caracterizando-se pela sua heterogeneidade. De modo a recolher os dados necessários, foi realizada uma entrevista semiestruturada às professoras titulares e um questionário aos alunos. Recorreu-se ao paradigma de investigação qualitativo, uma vez que foram tomadas em consideração opiniões dos alunos. Enquanto técnicas de recolha de dados recorreu-se à observação participante, à aplicação de uma entrevista semiestruturada e de um questionário dirigido aos alunos. A informação recolhida mostra que a prática musical comporta benefícios não só no domínio da aprendizagem, bem como no domínio social, em particular, na inclusão de alunos.porDiferençaEducação MusicalEducação EspecialCONTRIBUTOS DA PRÁTICA MUSICAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS DO 1.º CEB -Relatório de projetomaster thesis203262689