Reis, Susana Alexandre dosFrancisco, Vanessa Alexandra Miranda2017-07-072017-07-072017-06-12http://hdl.handle.net/10400.8/2656O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensinodo 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Este encontra-se organizadoem duas partes: Dimensão Reflexiva e Dimensão Investigativa. Na Dimensão Reflexiva reflete-se acerca dos contextos e intervenientes onde decorreram as Práticas Pedagógicas em 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico, bem como situações vivenciadas em todos eles e aprendizagens desenvolvidas a nível pessoal, social e profissional. Relativamente à Dimensão Investigativa, esta apresenta um estudo de caso acerca das ideias, relativas à dissolução em líquidos, de cinco alunos do 3.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma proposta pedagógica, de modo a compreender a influência desta nas ideias das crianças. Esta investigação é um estudo caso, de caráter qualitativo, da qual foi definida a seguinte questão de investigação: “Qual a influência das atividades práticas-experimentais nas ideias dos alunos do 3.º ano acerca da dissolução em líquidos?”. Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas-experimentais, realizadas na proposta pedagógica, poderão ter contribuído para que as ideias dos alunos, acerca da dissolução em líquidos, evoluíssem para ideias cientificamente mais corretas e completas.porEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloAprendizagemEnsino das ciênciasRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º e 2.º CEB e Investigando as ideias dos alunos do 3.º ano de escolaridade acerca da dissolução em líquidosmaster thesis201711958