Lisboa, Ana Catarina CadimaSousa, Ana Elisa Carreta deFigueiredo, Ana Sofia da Silva2024-03-202024-03-202023-12-15http://hdl.handle.net/10400.8/9549A presente dissertação enquadra-se na análise da imagem online comunicada da Região Oeste de Portugal como destino turístico. O turismo é um sector em crescimento em Portugal e a Região Oeste representa uma importante localização estratégica. A imagem online do destino projetada pelos organismos nacionais de turismo e pelos Criadores de Conteúdos Digitais desempenha um papel cada vez mais importante na escolha do destino pelos consumidores, mas a imagem percebida do Oeste ainda não foi estudada. O objetivo da presente dissertação é realçar e definir a imagem online da Região Oeste, analisando a comunicação regional e o marketing digital utilizado em rede. Neste sentido, analisou-se a imagem projetada e percebida, através da observação direta dos 12 websites municipais e a rede social Instagram, filtrando o conteúdo com o hashtag #OestePortugal, acedendo às contas dos criadores de conteúdos digitais. Concluiu-se que a imagem percebida online corresponde parcialmente à imagem projetada pelos agentes responsáveis pelos órgãos de comunicação digital da Região Oeste. Já a imagem online projetada afetiva corresponde totalmente à imagem online percebida afetiva. Além disso, torna-se possível concluir que a imagem da região se insere na sua cultura, através da correspondência entre a imagem projetada e percebida.porComunicaçãoImagem Online do Destino TurísticoImagem AfetivaMarketing DigitalImagem CognitivaRegião Oeste de PortugalIDTurA Imagem Online Comunicada dos Destinos Turísticos: o caso da Região Oeste de Portugalmaster thesis203559096