Nobre, Cristina2012-11-062012-11-062006"Da leitura à escrita criativa para a infância: a Literatura para a Infância na ESEL” in III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita – Actividades de escrita (nas diferentes disciplinas) e aprendizagem, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 7 de Dezembro de 2006, editado em CD com o ISBN 978-972-95207-6-1.http://hdl.handle.net/10400.8/647Partindo da experiência pessoal de cerca de vinte anos na leccionação da disciplina de Literatura para a Infância aos cursos de formação inicial de Educadores de Infância, Professores do 1.º ciclo do ensino básico e Professores do 2.º ciclo do ensino básico, nas variantes de Português/Francês e Português/Inglês; Matemática e Ciências da Natureza; Educação Musical; Educação Física e Educação Visual e Tecnológica, na Escola Superior de Educação de Leiria [ESEL], procurarei reflectir sobre os passos metodológicos que levam da leitura dos textos para a infância, entre outros, à escrita criativa destinada a um público infantil, por estudantes em processo de formação. A presente comunicação mostrará alguns exemplos de produtos finais de escrita criativa da autoria dos estudantes, evidenciando as vertentes de exploração pedagógica, didáctica e ideológica, numa interacção entre assimilação de conteúdos e a sua mobilização em áreas pedagógicas de ensino/aprendizagem, de transmissão de valores e estético/artísticas, através das possibilidades da escrita criativa.porDa leitura à escrita criativa para a infância: a Literatura para a Infância na ESELconference object