Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDuarte, Núria Calado2022-01-272022-01-272021-11-23http://hdl.handle.net/10400.8/6531A mudança constante da sociedade pressupõe uma transformação das e nas escolas, que devem aproveitar e encarar a mudança como uma oportunidade (Lima, 1998). É necessário que as escolas preparem as crianças com novas competências para novos trabalhos e eduquem cidadãos de e para o mundo (Winthrop et al., 2018), promovendo o seu bem-estar, o que pode contribuir para a criação de sociedades socialmente mais coesas, para a promoção da saúde mental e, acima de tudo, para potenciar a aprendizagem (Seligman, 2011). Por outro lado, são requeridos novos modos de gestão e inovação nas escolas, designadamente envolvendo todos os membros num processo de aprendizagem e desenvolvimento incorporado nas práticas diárias, tornando-se uma “organização de aprendizagem” (Chiavenato, 2004) ou “organização que aprende” (Bolívar, 2003), privilegiando a autoavaliação enquanto estratégia para a melhoria da escola (Hargreaves, A. & Fink, D., 2007). A presente investigação decorreu em duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pretendeu perceber de que forma o foco no bem-estar do aluno pode promover a melhoria da escola e do processo educativo e, consequentemente, das aprendizagens dos alunos, sendo implementada através do método do estudo de caso e recorrendo a metodologias qualitativas e compreensivas. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade destas melhorias poderem acontecer através de um quadro de avaliação flexível (neste caso, baseado no Modelo do Bem-Estar na Escola, de Konu, A. e Rimpelä, M., 2002), co-construído pelos próprios envolvidos (através da metodologia SPIRAL), com base num perfil do aluno com bemestar também definido pelos atores da comunidade educativa, tornando-se assim uma avaliação que toma em consideração o que é realmente importante para os utilizadores de cada escola, ou seja, para aquela comunidade educativa. No caso das escolas estudadas, de acordo com os resultados obtidos, o que mais contribui para o bemestar dos seus alunos é à relação com os outros, principalmente com os pares, o clima de escola e a parte lúdica - o brincar. Como percebido na presente investigação, a melhoria na gestão escolar pode ser concretizada com base num quadro de referência consensualizado e apropriado pelos próprios atores, adaptado às necessidades, expetativas e desejos de toda a comunidade escolar, visando não apenas o sucesso académico mas também o bem-estar do aluno, dois fatores que se relacionam e potenciam.porAvaliação institucionalBem-estarGestão escolarEscolaProcesso educativoChange, educational process, institutional assessment, school improvement, school, management, well-beingeducational processinstitutional assessmentwell-beingGestão escolar baseada no bem-estar do alunoavaliação e melhoria da escola e do processo educativo (dois estudos de caso)master thesis202909182