Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesSilva, Francisco Sêco Costa dos Santos2025-01-282025-01-282024-12-10http://hdl.handle.net/10400.8/10433O projeto Re(Vê) e Aprende explora, de uma forma ativa e crítica, a literatura ergódica (ou literatura não linear), que surge em resposta à evolução da comunicação e do processo de leitura dentro e fora da rede digital, e o seu contributo como ferramenta de comunicação na disseminação do design gráfico em contexto analógico. Ao longo da história da tipografia e do design gráfico, observa-se como a comunicação gráfica influencia e é influenciada pelo contexto socio-cultural em que se insere, e como novas perspetivas revelam o potencial das estruturas a que se apegam. Atualmente, as publicações impressas persistem como mecanismos analógicos de comunicação; mas a sua eficácia na disseminação do design gráfico como disciplina enfrenta desafios devido, em grande parte, à sua dependência de elementos visuais e associadas limitações na sua produção, comparativamente a soluções digitais. Por isso, o projeto Re(Vê) e Aprende investiga, através da revisão literária, análise de casos de estudo e desenvolvimento de uma publicação experimental, os elementos tipográficos constituintes de uma publicação impressa e o seu potencial como ferramentas de comunicação; o projeto tem como objetivo dar a conhecer as potencialidades da literatura ergódica, assim como estimular o diálogo direcionado ao desenvolvimento de estruturas alternativas de publicações de design gráfico.porDesign GráficoSistemas TipográficosDesign CríticoTeoria LiteráriaLiteratura Ergódica(Re)Vê e Aprende - Desdobragens da Literatura Ergódica em Design Gráficomaster thesis203850084