Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasGonçalves, Sofia Veríssimo Germano2024-11-202024-11-202024-10-10http://hdl.handle.net/10400.8/10252O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este relatório está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de creche; a segunda, ao contexto de jardim de infância I; e, por fim, a terceira ao contexto de jardim de infância II. Na primeira parte, enfatizam-se as experiências vividas em contexto de creche. A segunda parte está dividida em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentam-se as experiências vivenciadas em jardim de infância I; já no segundo, expõe-se a dimensão investigativa acerca das potencialidades da cozinha de lama. Esta investigação visou: i) compreender como as crianças brincam na cozinha de lama; ii) compreender o que as crianças fazem com os materiais de fim aberto disponibilizados na cozinha de lama; iii) compreender que aprendizagens emergem do brincar na cozinha de lama. Esta investigação centrou-se numa metodologia qualitativa, contando com a participação de crianças com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos de idade. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, notas de campo e registo videográfico e foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados desta investigação demostram que a cozinha de lama é um espaço promotor de criatividade e imaginação nas crianças e, também impulsionador de aprendizagens. Na terceira e última parte, exploram-se as experiências vividas em contexto de jardim de infância II, as conclusões finais, as referências bibliográficas e os apêndices.porAprendizagemCozinha de LamaDesenvolvimentoJornadas ReflexivasEducação Pré-escolarJORNADAS REFLEXIVAS E DINÂMICAS EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: QUESTIONANDO A COZINHA DE LAMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PROMOTORA DO BRINCARmaster thesis203734769