Fernandes, Maria EduardaSilva, Carlos Gomes daFerreira, Alcina GasparFebra, LígiaC., João Maurício2025-12-022025-12-022025Fernandes, M. E. da S. T., Silva, C. M. G., Ferreira, A. T. G., Febra, L. C. M., & Costa, J. M. M. M. (2025). Estudo sobre atitudes e comportamentos de separação de embalagens usadas na CIMRL (pp. i–ii, 1–174 [2]). Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/9srh-yz24978-989-36294-7-5http://hdl.handle.net/10400.8/14804Projeto: Embalagem do Futuro®, Agenda Verde para a Inovação Empresarial, projeto de investimento n.º 59, financiado pelo PRR, NextGenerationEU.O presente estudo analisa a separação de resíduos de embalagens (plástico, cartão, vidro, alumínio e cápsulas de café) e a intenção de utilização de máquinas de venda reversa (Reverse Vending Machine – RVM), na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). O estudo considera dimensões como as atitudes, normas morais e sociais e o controlo percebido, bem como os valores ambientais. A análise de 1 113 respostas válidas, recolhidas através de um questionário online aplicado a residentes da CIMRL, revela uma atitude altamente positiva face à separação de embalagens usadas. De facto, mais de 97% dos inquiridos consideram esta prática sensata e reconhecem que é benéfica para o ambiente. A maioria afirma sentir-se moralmente responsável por separar os resíduos e demonstra forte preocupação com o impacto ambiental das suas ações. No entanto, embora a separação de materiais como vidro (91%), papel/cartão (84%), plástico (83%) e metal e alumínio (79%) esteja amplamente enraizada, o mesmo não se verifica com as cápsulas de café, com apenas 36% dos respondentes a afirmarem separá-las totalmente. Relativamente às RVM, 57% dos participantes nunca ouviram falar destas máquinas. Mas, depois de uma breve apresentação do conceito, indicam uma elevada intenção de adesão: 87% gostaria de as utilizar, 76% recomendaria o seu uso e 74% afirma que lhes daria prioridade se estivessem disponíveis. Os incentivos ou recompensas pelo depósito de embalagens nas RVM mais valorizados pelos inquiridos são os donativos a instituições, seguidos de recompensas monetárias diretas (dinheiro) e descontos no comércio local. Os locais preferenciais para instalação das RVM são a via pública, grandes supermercados e juntas de freguesia. Os resultados obtidos fornecem evidência empírica para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de impulsionar a reciclagem e fortalecer a transição para uma economia circular, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).porreciclagemseparação embalagens usadasmáquinas de venda reversaCIMRLEstudo sobre Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na CIMRLEmbalagens do Futuro + ecológica + digital + inclusivareport10.25766/9srh-yz24