Amaro, NunoLeal, AnaAndré, AndreiaMatos, RuiMorouço, Pedro2013-11-252013-11-252013Amaro, N., Leal, A., André, A., Matos, R., Morouço, P. (2013). Efeito de prática diferenciada (com e sem oposição) na aprendizagem de uma tarefa de largar e pontapear uma bola, sem ressalto, em precisão. In I. Carvalhal, E. Coelho, J. Barreiros, O. Vasconcelos (eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VI (pp 149-153). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.http://hdl.handle.net/10400.8/968O objetivo do presente estudo foi verificar se a prática diferenciada (com e sem oposição) influencia a aprendizagem e/ou retenção de uma tarefa de largar e pontapear uma bola, em precisão. Para a realização deste estudo, 15 crianças com 10.9 ± 0.5 anos de idade, foram divididas em dois grupos homogéneos, relativamente aos resultados obtidos na avaliação inicial. Posteriormente, cada grupo realizou treino de Tripela com, ou sem oposição. Os resultados, apesar de não obtidas diferenças estatisticamente significativas, demonstraram uma tendência de melhoria na performance (desvio ao alvo) do grupo que treinou com oposição, quer para a fase de aquisição, quer de retenção.porLargar e pontapear sem ressaltoAprendizagem motoraOrganização da práticaTransfer de aprendizagemEfeito de prática diferenciada (com e sem oposição) na aprendizagem de uma tarefa de largar e pontapear uma bola, sem ressalto, em precisãobook part