Reis, Susana Alexandre dosOliveira, Ana Margarida Fernandes deSantos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar2024-02-262024-02-262023-12-12http://hdl.handle.net/10400.8/9484O conhecimento contextualizado, associado às capacidades de Pensamento Crítico, dota os alunos de competências para trabalhar em equipa, na resolução de problemas e na tomada de decisões fundamentadas. Perante desta premissa, o projeto procurou responder à questão de investigação: “Que competências de pensamento crítico são promovidas por uma proposta pedagógica sobre a biodiversidade na Ilha de S. Miguel, com alunos do 8.º ano?”. Para tal, optou-se pela metodologia orientada para a prática, assente num plano de Design Based Research, de natureza predominantemente qualitativa. De modo a concretizar os objetivos de investigação foi concebida, implementada e avaliada uma proposta pedagógica, aplicada a 21 alunos do 8.º ano, da Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, integrada na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Com o objetivo de realizar a triangulação de dados, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquérito por questionário antes e após a intervenção para levantamento das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos, utilizando o teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta” de Vieira (2003), assim como três questionários sobre a perceção dos alunos acerca da proposta implementada. Recorreu-se ainda à técnica de observação, através de registo no diário do investigador e à análise documental das produções dos alunos. Da análise dos resultados pode-se concluir, em termos genéricos, que a proposta pedagógica contribuiu para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, para a construção de conhecimento científico dos alunos e para a consciencialização da importância da preservação do meio que os rodeia.porPensamento CríticoProposta PedagógicaCapacidades de Pensamento CríticoBiodiversidadeInovação pedagógicaEnsino básico do 3º cicloPensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º anomaster thesis203537840