Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesFlorenciano, Anabela dos Santos Ferreira Gomes2022-09-122022-09-122022-07-28http://hdl.handle.net/10400.8/7649O desenvolvimento de competências digitais dos cidadãos é central em todos os domínios da sociedade, pelas implicações que tem no aumento da qualidade dos serviços, na forma de nos ligarmos e relacionarmos, e nos processos de ensino e aprendizagem. Têm surgido referenciais, a nível nacional e internacional, com o intuito de capacitar e proporcionar aos professores ferramentas digitais que lhes proporcionem uma melhor adaptação à profissão. O encerramento das escolas proveniente da exigência de atenuar a dis-seminação do vírus SARS-CoV-2 impôs a adoção de um ensino remoto de emergência e a consequente adaptação de professores e alunos. Este contexto estimulou o desenvolvimento de novas competências digitais e de soluções inovadoras para a ação pedagógica e que podem ser utilizadas no ensino presencial após a pandemia. Com este estudo pretendeu-se analisar os níveis de apropriação das tecnologias digitais e as competências digitais em docentes dos 2º e 3º ciclos de ensino básico, em Portugal. Aplicou-se um questionário online a 118 docentes e obtiveram-se 78 respostas. Os resultados apontam para uma perceção em geral positiva sobre o modo como os professores se apropriaram das tecnologias digitais e das competências digitais após o ensino remoto de emergência. Considerando o referente utilizado sobre os diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais, os resultados mostram que mesmo assim os professores respondentes têm ainda margem para evoluir e investir na sua formação em termos digitais, pois a maioria ainda se encontra no nível de apropriação Adaptação, o que pode significar que utilizam as tecnologias periodicamente e que estas podem estar inseridas na planificação das suas atividades pedagógicas. Em tempo de pós pandemia a utilização pedagógica das tecnologias continua perspetivada como um recurso complementar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.porCompetências digitaisEnsino à distânciaNíveis de apropriação das tecnologiasPandemia COVID 19Tecnologia da informação e ComunicaçãoCompetências digitais de docentes após o ensino remoto de emergênciamaster thesis203059255