Barata, Clarinda Luísa FerreiraVaz, Cláudia Sofia Marques2018-02-052018-02-052017-12-07http://hdl.handle.net/10400.8/2999O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do percurso que realizei ao longo das diferentes práticas pedagógicas, com evidências das aprendizagens decorrentes, experiências educativas implementadas e dificuldades que surgiram. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, onde realizei um estudo no contexto do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação procura perceber qual a influência de propostas educativas não sexistas na alteração dos estereótipos de género dos alunos de uma turma do 2.º ano. Este estudo permitiu-me realizar um inquérito inicial, realizando assim um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, foram desenvolvidas atividades não sexistas; e, por fim, repetiu-se o mesmo inquérito, de forma a perceber se teria havido alteração nas respostas dos alunos. Os dados indicam algumas alterações das respostas apresentadas nos inquéritos, o que poderá revelar que a realização destas atividades teve influência sobre as ideias dos participantes relativamente aos papéis de género.porEducação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloEstereótipo de géneroEducação não sexistaRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoA influência de propostas educativas não sexistas na alteração de estereótipos de género, numa turma de 2.º ano.master thesis201843269