Silva, Carlos Manuel Gomes daSimões, Joana Rita Santos2019-07-262019-07-262019-05-13http://hdl.handle.net/10400.8/4031O presente trabalho apresenta e descreve o desenvolvimento de diversas atividades realizadas no decorrer do estágio curricular integrado no Mestrado em Gestão. Inicialmente, é caracterizada a instituição de acolhimento, a Racentro S.A. que tem como principal função o fabrico e respetivo transporte de rações e cereais. De seguida, é realizada uma análise às atividades realizadas, assim como, uma análise crítica das mesmas e sugestões de melhoria. Posteriormente, numa perspetiva teórica, efetua-se uma revisão da literatura do problema de planeamento de rotas e faz-se um estudo empírico sobre este tema. A aplicação do software VRP Solver, desenvolvido por Erdoğan, (2017) e da heurística de Clarke & Wright, (1964), que permitem planear rotas, foram implementados na distribuição de ração e cereais em sacos, um dos dois tipos de distribuição que a empresa pratica. As soluções obtidas através destes fornecimentos foram comparadas com as soluções praticadas pela empresa. Os resultados sugerem que a aplicação do software VRP Solver permite definir rotas com soluções meritórias, tendo originando uma diminuição do número de viaturas utilizadas e das distâncias percorridas e, consequentemente, uma minimização dos custos totais de transporte. As empresas são confrontadas diariamente com novas exigências por parte dos clientes. Este fenómeno requer que as empresas atuem cada vez com maior competitividade no mercado de trabalho. Uma otimização da gestão da frota e do planeamento de rotas acompanha a minimização dos custos de transporte. Neste seguimento, este relatório de estágio pretendeu estudar os benefícios de novas abordagens relacionadas com o planeamento de rotas de veículos na empresa Racentro S.A.porProblema de rotas de veículosOtimização da frotaCustos de transporteGestão de rotas na Racentro S.Amaster thesis202267458