Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesPires, Marisa Esteves2023-08-222023-08-222023-05-24http://hdl.handle.net/10400.8/8722Neste relatório descreve-se - Parte I - o percurso dos ensinos clínicos, numa análise crítica e reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências inerentes à prática especializada em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O Ensino Clínico I foi desenvolvido num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico de um Centro Hospitalar da Região Centro, o Ensino Clínico II ocorreu num Serviço de Medicina Intensiva de um Centro Hospitalar e da Região Centro e o Ensino Clínico III no Instituto Nacional de Emergência Médica entre ambulância de Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação também na Região Centro. O presente relatório espelha as experiências vivenciadas, as intervenções realizadas, através de um método descritivo e reflexivo sobre as mesmas. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque transversal, realizado com 54 enfermeiros que exerceram funções num Serviço de Medicina Intensiva de uma Unidade de Saúde Local da Beira Alta de Portugal durante a pandemia por COVID-19, para avaliar os fatores de risco psicossociais associados ao exercício profissional de enfermagem num Serviço de Medicina Intensiva em situação de pandemia COVID-19. Este trabalho foi fundamental, pois é importante, uma vez que deu uma maior compreensão do ponto de vista pessoal e profissional dos enfermeiros face à referida situação, o que pode ajudar a identificar como os apoiar no agora, no pós-pandemia, e no futuro.porEnfermeiro EspecialistaPessoa em Situação CríticaFatores de risco psicossociais associadosEnfermeirosUnidade de Cuidados IntensivosPandemia COVID- 19Relatório de Estágio - A longa e inesperada caminhadamaster thesis203343557