Almeida, Anabela Clemente EliasBento, Carla Isabel Santos de SousaNascimento, Ângela Filipa2024-07-182024-07-182024-05-27http://hdl.handle.net/10400.8/9842O conceito de wellness tem vindo a destacar-se no turismo de saúde, apesar de existir dificuldade em conceptualizar e definir concretamente este conceito nos estudos desta área. Este pode ser considerado um dos ramos principais do turismo de saúde estando interrelacionado com o turismo de spa e turismo médico, tornando as linhas da sua separação difíceis de traçar. Apesar disto, definimos wellness como a procura ativa de escolhas, estilos de vida e atividades que promovem um estado de saúde holística sendo esta procura subjetiva e dependente da perceção de cada individuo. Considerando o tipo de serviços e produtos oferecidos por este tipo de turismo, a sua procura obriga a que haja uma diferenciação entre as unidades hoteleiras que providenciam este tipo de turismo. Através do seu espaço de bem-estar e wellness, as unidades hoteleiras podem proporcionar experiências inovadoras para os seus clientes. De forma a alavancar as experiências proporcionadas, as unidades hoteleiras têm ao seu dispor o conceito de servicescape e as suas dimensões: ambiente, layout e funcionalidade e sinalética, símbolos e artefactos. Este conceito, que influencia clientes e trabalhadores, tem a possibilidade de auxiliar na conquista de vantagem competitiva e diferenciação. Com o objetivo de perceber as implicações das características do servicescape em contexto de turismo de bem-estar e wellness, foi adotada uma metodologia qualitativa e aplicado um inquérito por entrevista aos gestores/diretores dos espaços de bem-estar e wellness nas unidades hoteleiras de 4 estrelas do distrito de Leiria. Para complementar a analise de dados, foram também analisados os comentários publicados nas plataformas Booking e TripAdvisor. As conclusões obtidas demonstram que, para além das dimensões do servicescape já conhecidas, também é visível a influência clara de uma dimensão social que diz respeito aos trabalhadores do espaço. A sua influência é tão importante como a influência da dimensão mais trabalhada pelas entidades. A integração deste conceito a nível operacional dá-se através dos seus trabalhadores e de ações como a limpeza e manutenção, demonstrando a transversalidade da sua aplicação. Apesar de subtil, o servicescape demonstra-se uma mais-valia na criação de vantagem competitiva e diferenciação.The concept of wellness has been gaining prominence in health tourism, despite the difficulty in conceptualizing and defining this concept concretely in studies in this area. It can be considered one of the main branches of health tourism, interrelated with spa tourism and medical tourism, making the lines of separation difficult to draw. Despite this, we define wellness as the active pursuit of choices, lifestyles, and activities that promote a state of holistic health, with this pursuit being subjective and dependent on each individual perception. Considering the types of services and products offered by this type of tourism, its demand requires a differentiation between hotel units that provide this type of tourism. Through their wellness and well-being spaces, hotel units can provide innovative experiences for their customers. To leverage the experiences provided, hotel units have the concept of servicescape and its dimensions at their disposal: environment, layout and functionality, and signs, symbols, and artifacts. This concept, which influences both customers and workers, has the potential to assist in gaining a competitive advantage and differentiation. In order to understand the implications of the characteristics of servicescape in the context of wellness and well-being tourism, a qualitative methodology was adopted, and a survey through interviews was conducted with managers/directors of well-being and wellness spaces in hotels in the Leiria district. To complement the data analysis, comments published on Booking and TripAdvisor platforms were also analyzed. The conclusions obtained demonstrate that, in addition to the well-known dimensions of servicescape, there is also a clear influence of a social dimension related to the workers of the space. Their influence is as important as the influence of the dimension more traditionally addressed by entities. The integration of this concept at the operational level occurs through its workers and actions such as cleaning and maintenance, demonstrating the cross-applicability of its implementation. Despite being subtle, the servicescape proves to be an asset in creating competitive advantage and differentiation.porWellnessTurismo de bem-estarServicescapeAmbiente físicoQualidadeSatisfaçãoEstratégia organizacionalAs implicações das características do servicescape no Turismo de Saúde e Wellness em hotéis de 4 estrelas na região Oestemaster thesis203662172