Febra, Lígia Catarina MarquesCosta, Magali PedroTavares, Daniela Patrícia Marmelo2023-12-202023-12-202023-07-11http://hdl.handle.net/10400.8/9112A presente dissertação propõe analisar se o lançamento de ofertas públicas iniciais influencia positivamente o valor da marca corporativa, bem como verificar se a reputação corporativa tem efeito mediador na relação entre as ofertas públicas iniciais e o valor da marca corporativa. Para concretizar o objetivo do estudo foram utilizados dois modelos adaptados do modelo de Pagano et al. (1998), com dados em painel, sendo a amostra composta por 33 empresas com marcas corporativas internacionais que realizaram ofertas públicas iniciais, no período entre 2007 e 2019. Os resultados obtidos permitem concluir que o lançamento de uma oferta pública inicial influencia positivamente o valor da marca corporativa a longo prazo, nomeadamente a partir do terceiro ano após IPO. Além disso, os resultados indicam que o lançamento de uma oferta pública inicial influencia positivamente a reputação corporativa, e que esta, por sua vez exerce um impacto positivo no valor da marca corporativa, sendo que o efeito mediador que a reputação corporativa tem na relação entre o lançamento de uma oferta pública inicial e o valor da marca corporativa só é significativo a partir do terceiro ano após o lançamento da IPO.porOfertas Públicas IniciasValor Da Marca CorporativaReputação CorporativaO Impacto do lançamento de uma IPO no Valor da Marca Corporativamaster thesis203436270