Antunes, Raúl de Sousa NogueiraJacinto, Miguel Ângelo SusanoQuito, Geraldine Melissa Perez2024-12-192024-12-192024-11-18http://hdl.handle.net/10400.8/10326A prática de atividade física, exercício e desporto traz diversos benefícios para a população em geral, contudo, são escassos os programas de intervenção com atividade física e desporto direcionados a crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da implementação de um programa desportivo, baseado na ginástica (nomeadamente trampolins), na competência motora de crianças com PEA.O programa decorreu de setembro a maio de 2024, utilizando a Bateria de Avaliação de Competência Motora (MCA) como ferramenta de avaliação. Foram incluídas 3 crianças sem PEA e 3 crianças com PEA, todas com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. As sessões do programa tiveram uma duração de 45 minutos e realizaram-se duas vezes por semana. A Bateria MCA foi aplicada para avaliar as competências motoras antes e após a intervenção. Após programa de intervenção, apenas foram encontradas diferenças significativas entre momentos no teste Shuttle Run (pré-intervenção ≠ pós-intervenção; correção de Bonferroni: t=-2.00; p=0.043; w=0.33). Com base nos resultados, podemos concluir que a prática de um programa desportivo, baseado na ginástica (nomeadamente trampolins) pode contribuir para a melhoria da competência motora das crianças com PEA.porCompetência motoraDesportoGinástica de trampolinsPerturbação do Espectro do AutismoCompetência motora e prática desportiva em crianças com perturbação do espectro autista: estudo piloto na modalidade de ginásticamaster thesis203769198