Schön, MichaelMartins, Rui Alberto de FreitasRodrigues, Daniela Dara Santos2022-03-092022-03-092022-03-07http://hdl.handle.net/10400.8/6755Num mundo cada vez mais globalizado em que se assiste a uma enorme concorrência entre territórios por turistas, investimentos, indústrias e moradores, neste sentido, torna-se vital a definição e adoção de um plano de marketing estratégico tendo em conta a inclusão de stakeholders, atividades e recursos estratégicos do território e ao mesmo tempo valorizar o território e contribuir para a sua sustentabilidade a longo prazo. O marketing territorial é uma peça fundamental para o desenvolvimento dos territórios em todas as suas valências e áreas de atividade, incluindo o turismo que requer uma especial atenção no potencial turístico do território atraindo turistas. A estratégia de marketing territorial permite aos territórios explorarem as seus pontos fortes, competências e vantagens competitivas, bem como gera valor e permite tornar o território atrativo e diferenciado junto da concorrência. No plano de marketing, é também considerada a construção de uma imagem apelativa e atrativa do território bem como a definição de uma identidade de marca diferenciadora e comunicadora dos valores e identidade única dos locais. A presente dissertação forcar-se-á no desenvolvimento de um plano de marketing do concelho de Salvaterra de Magos com a especificação de ações que contribuam para a implementação da estratégia de marketing assente no desenvolvimento do município, sobretudo turístico. O projeto assenta numa abordagem qualitativa, uma vez que são consideradas entrevistas semiestruturadas realizadas a agentes do setor público e privado do concelho, bem como numa abordagem quantitativa, pois são aplicados inquéritos a residentes, visitantes e não-visitantes, considerando estes últimos indivíduos que, porém, nunca tenham visitado o concelho, já ouviram falar do mesmo. Num ponto de vista geral, os objetivos desta dissertação incluem a definição de uma estratégia para o concelho de Salvaterra de Magos tendo em conta as principais características do território bem como potenciar o mesmo, tornando mais atrativo, especialmente para os turistas e residentes.porTurismoMarketing TerritorialPlano de MarketingMarcaContributos para a elaboração de um plano de marketing territorial do Concelho de Salvaterra de Magosmaster thesis202959660