Vieira, RicardoVieira, Ana Maria de Sousa Neves2020-04-202020-04-202019-05-272446-6220http://hdl.handle.net/10400.8/4890Face ao modelo clássico de intervenção social que parte do diagnóstico com vista à resolução de “problemas sociais”, aproximando-se do trabalho do médico, pelo que tantas vezes é classificado de paradigma biomédico, emerge, hoje, um modelo alternativo mais preocupado com a mudança, transformação, educação e autonomização dos sujeitos e comunidades intervencionadas, aqui designado de intervenção socioeducativa, assente na Pedagogia Social e na mediação intercultural. O texto começa por apresentar os paradigmas clássicos da mudança socioeducativa, tece críticas à intervenção social paliativa e assente em diagnósticos realizados por especialistas sem recurso à voz dos sujeitos, e termina apontando para uma intervenção social mediadora e empoderadora assente na Pedagogia Social e na mediação intercultural como pilares fundamentais da Educação Social.porDiagnósticoModelo biomédicoIntervenção social socioeducativaParadigmas da intervenção e pedagogia social: Do trabalho social biomédico à intervenção socioeducativa, mediadora e empoderadoraParadigms of intervention and social pedagogy: from biomedical social work to socio-educational, mediating and empowering interventionParadigmas de la intervención y pedagogía social: del trabajo social biomédico a la intervención socioeducativa, mediadora y empoderadorajournal article2020-04-19cv-prod-62016510.24115/S2446-6220201952659p.8-20