Reis, Susana Alexandre dosSantos, Olga Maria Assunção Pinto dosAlves, Ana Lúcia Vieira2021-08-122021-08-122021-06-28http://hdl.handle.net/10400.8/6089O presente relatório engloba a experiência vivenciada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva explanam-se as experiências vivenciadas nos diferentes contextos de prática pedagógica, de forma crítica e fundamentada. As reflexões encontram-se subdivididas em ciclos de ensino e em referentes que refletem as dificuldades e aprendizagens desenvolvidas nas diferentes práticas. A dimensão investigativa surgiu no âmbito da Prática Pedagógica II do 1.º CEB, realizada numa turma do 3.º ano de escolaridade. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, na medida em que se descreve e compreende a emergência de pensamento algébrico, num contexto de Ensino Exploratório. A recolha de dados incidiu sobre a realização de sete tarefas matemáticas em aula, tendo sido recolhidas informações sobre os momentos de discussão coletiva com a turma e realizada a análise de conteúdo das resoluções escritas dos alunos. Os resultados obtidos parecem demonstrar que alguns alunos desenvolveram características de pensamento algébrico. A reflexão no processo de investigação demonstra a necessidade da professora-investigadora de modificar as suas práticas, nomeadamente no momento de discussão em sala de aula.porEnsino básico do 2º cicloEnsino básico do 3º cicloMatemáticaCiências NaturaisEnsino exploratórioPensamento algébricoRefletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.A emergência do pensamento algébrico num contexto de Ensino Exploratório - um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade.master thesis202756378