Pires, Fernando Alípio BrízioFerreira, Pedro Alexandre Batalheiro Cortiço RibeiroSantos, Marta Quelhas Lima de Almeida2016-03-312016-03-312014-02-14http://hdl.handle.net/10400.8/1720A alteração do modo de viver nas cidades provocou uma reorganização de prioridades e valores, sendo que os indicadores económicos deixaram de ser o principal factor de medida da qualidade de vida. Actualmente assiste-se a uma crescente preocupação com a melhoria do bem-estar dos habitantes de áreas metropolitanas, que passa pela qualidade das experiências de vivência que nelas têm lugar. Tanto as entidades públicas como privadas manifestam agora um claro empenho em criar condições que potenciem um estilo de vida mais saudável, económico e gratificante. A construção de um meio habitável, que proporcione uma boa qualidade de vida, passa não só pelo estímulo ao desenvolvimento económico mas, também, pelo envolvimento da população no processo de requalificação do território e ainda pela dinamização de actividades e programas culturais que promovam a economia local, bem como a interacção com e entre os cidadãos. Perante esta conjuntura, o seguinte projecto propõe uma reflexão sobre boas práticas cívicas e o seu impacto na paisagem urbana e sobre como o design de produto pode intervir na regeneração do meio cosmopolita. Através de objectos que estimulam a interacção entre os cidadãos e a destes com o espaço público, o design de produto actua indirectamente sobre a transformação social, assumindo-se como ferramenta que não só facilita como potencia o espírito cívico e comunitário em emergência no ambiente urbano.porDesign urbanoRegeneração urbanaApropriaçãoInteracçãoCidadaniaConvergências humanas / Convergências urbanasmaster thesis201106108