Dumitru, Victoria2013-01-232013-01-232012http://hdl.handle.net/10400.8/725Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaA mudança nos mercados e no perfil dos consumidores, faz com que o empreendedorismo ganhe maior relevância e novas dinâmicas. A crise que se faz sentir hoje em dia, leva cada vez mais empresas, instituições e o próprio governo, a limitar a criação de novos postos de trabalho. O Empreendedorismo como opção para a autoempregabilidade, conduziu a AIROAssociação Empresarial da Região Oeste, através do "manual de Empreendedorismo Social uma abordagem sistémica", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, a incentivar os desempregados para este domínio. São identificadas oportunidades de negócio em diversas áreas, entre elas: o turismo e as tecnologias do mar; a saúde; o design e nas artes; nas engenharias e na educação e ciências sociais, entre as outras. Para além das parcerias, fundamentais para a sustentabilidade dos negócios, refere-se que estratégia se deve aplicar enquanto empreendedores; que estratégia de marketing a ter em conta; qual a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação, enquanto estratégia na conquista e fidelização de clientes. Este estudo, contou com a participação de docentes do IPL e originou uma investigação qualitativa, que posteriormente foi mensurada junto do público a que se destina, os desempregados.porEmpreendedorismoSustentabilidadeAutoempregoTurismoEntrepreneurshipSustainabilitySelf-employmentTourismO empreendedorismo social enquanto estratégia para alavancar o desenvolvimento económicomaster thesis