Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesGarcia, Elisabete Guerra2020-11-192020-11-192020-06-24http://hdl.handle.net/10400.8/5202O desenvolvimento das competências profissionais e pessoais em enfermagem emergem de processos complexos de ação e reflexão sobre todo o agir, no qual o saber empírico e o conhecimento científico são estruturados e alvo constante de reflexão, permitindo assim, a articulação dos conceitos teóricos com a dinâmica do quotidiano do “cuidar”. Torna-se fulcral no contexto de enfermagem a atualização constante de “saberes”, tornando-os saberes cada vez mais especializados. O presente relatório descreve, com recurso a um processo reflexivo, os contributos fundamentais de três ensinos clínicos realizados em contexto de um serviço de urgência geral, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intermédios, para o desenvolvimento e aquisição de competências na Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A prestação de Cuidados à Pessoa em Situação Crítica centra-se na antevisão da instabilidade hemodinâmica e no risco de falência orgânica, focando a atenção do profissional para a gestão e administração de protocolos terapêuticos complexos, a gestão da dor e a comunicação com o doente/família. Não esquecendo, também, a fulcral importância da prevenção e controlo da infeção e dinamização da resposta em situações de catástrofe. A segunda parte do relatório é composta por uma Revisão Sistemática da Literatura que teve como objetivo avaliar a eficácia da formação dos profissionais de saúde no aumento de conhecimento teórico e prático na resposta a situações de Catástrofe. O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, revelou-se enriquecedor no desenvolvimento de competências especializadas, conduzindo assim, a um aumento da qualidade dos cuidados de enfermagem por mim prestados, no que respeita à abordagem ao doente crítico.porEnfermeiro especialistaDoente criticoCompetenciasCatastrofeAbordagem Especializada do Doente Críticomaster thesis202540278