Morgado, Aprígio Luís MoreiraOlivença, Rita Alves2024-01-222024-01-222023-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/9346O Repositório IC_Online, integrante do SARI (Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais), não se destina ao depósito e armazenamento de conteúdos audiovisuais. Neste sentido, de momento, não é possível depositar os anexos indicados na dissertação por serem ficheiros de vídeo.A presente investigação em design gráfico tem como objeto de estudo a comunicação visual de circo e tem como objetivo a representação visual do movimento nas artes performativas circenses, por meio da tipografia, partindo da captação espaçotemporal do corpo do performer. A investigação baseia-se numa metodologia não intervencionista qualitativa e intervencionista mista. Os métodos não intervencionistas de pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e análise de casos, permitiram enquadrar a história da comunicação visual de circo, a representação do movimento nas artes visuais e performativas, e no design de interação para a criação de gráficos. A componente intervencionista é desenvolvida no projeto prático “Ferramenta gráfica para um festival de circo (não) existente, efémero e permanente”, através da exploração de duas técnicas de captação do movimento e do desenho de formas de atuação do movimento do corpo sobre variáveis gráficas, com foco na tipografia. O processo de trabalho experimental evidencia as capacidades de interação da leitura e registo digital do movimento, não para este ser desenhado, mas como agente generativo, ou seja, que atua sobre uma forma e a transforma. O resultado desta investigação é um conjunto de práticas experimentais de captação de movimento e criação de gráficos com base no circo, que pode ser replicado para outras áreas performativas.porDesign GráficoDesign de InteraçãoCircoMovimentoCartazesTipografiaComunicação Visual de Circo: captação digital do movimento como ferramenta para Design Gráficomaster thesis203475879