Mota, Sérgio Duarte2015-03-232015-03-232011http://hdl.handle.net/10400.8/1364Dissertação apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática - Computação Móvel, orientada pelo Doutor Rui Rijo.A evolução acentuada das tecnologias de informação e comunicação, que se tem vindo a assistir nas últimas décadas, tem permitido que estas se encontrem implementadas em praticamente todas as áreas de negócio. Assim, é com naturalidade que as tecnologias de informação tenham sido adoptadas na logística empresarial. O forte mercado concorrencial e as suas mudanças, requerem uma constante adaptação das organizações à realidade destes factores. Deste modo as organizações fazem uso das novas tecnologias de forma a retirarem o máximo partido destas, conseguindo obter vantagens competitivas face aos seus concorrentes. Com a crescente necessidade de satisfazer clientes cada vez mais exigentes, a distribuição de mercadoria na logística empresarial ganha um relevo cada vez maior. Neste sentido, um dos factores chave para o sucesso na distribuição é a entrega atempada das encomendas ao cliente. De forma a controlar a pontualidade da distribuição, é apresentado um modelo que pretende recolher e processar os movimentos de chegada e de saída aos clientes da Transbase via SMS. A Transbase é uma empresa que compõe o grupo multinacional “Os Mosqueteiros”, e assume o papel logístico de todo o grupo a nível nacional. Esta, encontra-se responsável por armazenar, distribuir e transportar a mercadoria a partir dos seus entrepostos, fazendo-a chegar a todos os Pontos De Venda. O processo de controlo logístico ocorre, ao longo de todo o percurso de distribuição, iniciando-se com a saída das mercadorias dos entrepostos. Este modelo para além de recolher informações sobre os movimentos no imediato, visa emitir notificações referentes a atrasos aos agentes envolvidos na coordenação do transporte e distribuição, assim como aos clientes em espera. Deste modo, os alertas são efectuados nos instantes imediatamente a seguir ao registo da ocorrência, permitindo uma intervenção mais atempada na resolução de eventuais problemáticas. O modelo apresenta ainda um dashboard com os principais indicadores da taxa de pontualidade.porLogística empresarialPontualidadeDistribuiçãoSMSNotificaçõesModelo para a gestão e controlo da entrega na distribuição logística da empresa Transbasemaster thesis