Milhano, Sandrina Diniz FernandesVasques, Fernando Jorge Abrunhosa2024-08-022024-08-022024-06-07http://hdl.handle.net/10400.8/9883Este estudo exploratório visou aplicar a Metodologia Trabalho projeto como estratégia de aprendizagem para os alunos do 3.º ano, descobrirem e conhecerem os países europeus, mediada pela ferramenta Google Earth. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital inserida na Metodologia Trabalho Projeto. O estudo desenvolveu-se num ciclo de Investigação-Ação, envolvendo os 18 alunos de uma turma de 3º ano de um estabelecimento de ensino privado da região Centro. Neste ciclo de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um projeto no Google Earth criando uma visita a todos os países europeus, tendo por base o trabalho e aprendizagem colaborativa do M.T.P.. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base nos questionários do M.T.P. e as respostas dos alunos afixadas no mural do projeto, em diários de bordo, em recursos multimédia e em testes. Conclui-se que a ferramenta Google Earth engloba características que proporcionam a aprendizagem colaborativa, dentro da Metodologia Trabalho Projeto e que desenvolve as Aprendizagens Significativas de uma forma motivadora, lúdica e estimulante para os alunos.porColaboraçãoGoogle EarthMetodologia Trabalho ProjetoTecnologia educativaEnsino Básico do 1º CicloÀ descoberta dos países europeus através da Metodologia Trabalho Projetomaster thesis203670078