Beato, IsabelFerreira, Paula CristinaLopes, SaraMangas, Catarina2022-07-192022-07-192020-09-03Beato, I., Ferreira, P., Lopes, S., & Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação, 15(33), 236-255. doi:https://doi.org/10.20500/v15i33.301951809-5747http://hdl.handle.net/10400.8/7372O estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.porEducação de adultosPolíticas PúblicasAprendizagem ao longo da vidaEnsino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissionaljournal article2022-07-18cv-prod-255076510.20500/v15i33.30195