Marques, Nuno Alexandre FragataFreire, Carla Sofia CostaGonçalves, Catarina Laranjeiro2025-01-282025-01-282024-12-18http://hdl.handle.net/10400.8/10436O design inclusivo emerge como um tema atual e de grande relevância, colocando o ser humano no centro de todas as suas criações. Trata-se de um campo importante que gera novos desafios nos projetos dos designers. Eles pretendem que os seus trabalhos consigam atender às necessidades e características do maior número de pessoas. O foco desta dissertação é explorar o design inclusivo como uma ferramenta que possibilite a interação entre crianças cegas e normovisuais. Ao longo deste projeto, pretendeu-se compreender se é possível desenvolver um objeto gráfico que promova a interação entre uma criança cega e uma criança normovisual, garantindo que ambas as partes se sintam igualmente incluídas e beneficiadas. A investigação inicial sobre diferentes temáticas, em conjunto com a pesquisa e análise de materiais inclusivos, permitiu adquirir o conhecimento necessário para proceder, posteriormente, ao desenvolvimento do objeto gráfico. Assim, surgiu a ideia da conceção de um jogo inclusivo, mais propriamente um jogo de pares onde determinadas texturas devem corresponder aos respetivos aromas. Após o desenvolvimento do protótipo, este foi avaliado e testado para garantir que correspondia às necessidades e expectativas das crianças. Como principais resultados destacam-se a utilização de meios de impressão para a criação de texturas e a inserção de aromas; a criação de elementos gráficos, tanto decorativos como funcionais, que permita a interação de igual para igual entre as duas crianças.porDesign gráficoDeficiência visualDesign inclusivoJogoJogo dos Pares: Criação de um objeto gráfico potenciador de igualdade entre crianças cegas e normovisuaismaster thesis203850211