Tomás, CatarinaQueirós, PauloFerreira, Teresa2018-09-062018-09-0620140874-0283http://hdl.handle.net/10400.8/3512Contexto: As fontes de informação eletrónica assumem um papel primordial nos contextos de informação em saúde, tornando-se fontes privilegiadas para toda a população, sobretudo adolescentes. Objetivos: Validar a eHealth Literacy Scale para a população portuguesa; conhecer os níveis de e-literacia eletrónica nos adolescentes, bem como a sua relação com variáveis sociodemográficas. Metodologia: Foi realizado um estudo quantitativo, descritivocorrelacional, retrospetivo e transversal, utilizando uma amostra não probabilística de 1215 adolescentes. Resultados: A escala apresenta bons valores de consistência interna, bem como correlação entre todos os itens, maioritariamente moderada e estatisticamente muito significativa. Foram encontradas diferenças nalguns itens entre rapazes e raparigas. Adolescentes em anos de escolaridade mais avançados reconheceram não saber onde encontrar recursos sobre saúde na internet, em relação aos que frequentam níveis de escolaridade inferior. Conclusão: Os adolescentes da amostra apresentam bons níveis de e-literacia em saúde. Incluir o desenvolvimento desta literacia nos programas de saúde escolar, permitirá aos jovens adquirir as competências necessárias para uma boa tomada de decisão e promover a saúde no futuro.engLiteracia em saúdeInternetAdolescenteAnalysis of the psychometric properties of the portuguese version of an eHealth literacy assessment toolAnálise das propriedades psicométricas da versão portuguesa de um instrumento de avaliação de e-Literacia em Saúdejournal article10.12707/RIV14004